top of page

Jornalismo e fotografia à serviço da literatura

O fotojornalista João Correia Filho passou pela segunda turma do curso de Jornalismo da Unesp e relata como a universidade foi importante para a formação de sua bagagem social, cultural e profissional

Por: Fernanda Fernandes

 

João Correia Filho tem 48 anos. Natural de Leme, interior de São Paulo, ele formou-se em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Unesp de Bauru em 1993. Foi da segunda turma do curso. Jornalista, fotógrafo, escritor, João mora em Bauru há sete anos. É a terceira vez que mora na cidade. Já esteve no município antes, durante a faculdade e quando trabalhou no extinto Diário de Bauru.

O fotojornalista já passou por revistas do Brasil e do exterior e ganhou o Prêmio Jabuti, em 2012, na Categoria Turismo com o livro “Lisboa em pessoa – Guia turístico e literário da capital portuguesa”. Tem também, em sua bagagem, os livros “À luz de Paris”, “São Paulo, literalmente” e “Buenos Aires, livro aberto”, recém saído do forno.

O ensaio a seguir é inspirado no próprio João, no seu trabalho como fotojornalista e em sua paixão pela literatura, que sempre significou muito em sua vida e que hoje dita seu trabalho como escritor de livros, seus guias literários que flertam com a fotografia, com a literatura e com o turismo. As fotos e as citações foram concebidas durante uma conversa que tivemos em uma tarde de quinta-feira em seu escritório.  

Uma questão de aprender a olhar

Agradecimentos: Dandara Adrien Aveiro

© 2019 - Equipe de Produção - Created with Wix.com

bottom of page